Páginas

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Documentário Senna

Ayrton Senna é um legítimo herói nacional, símbolo de garra e determinação. Sempre comento que nossos cineastas preferem celebrar a mediocridade e contar a vida de marginais, deixando histórias de exemplares seres humanos de lado. Precisou aparecer um competente diretor britânico para falar sobre Senna! E valeu a pena esperar!

O documentário é perfeito em todos os questionamentos que aborda, escolhendo focar corretamente na vida profissional e na superação de desafios. Com total senso de cinematografia, o diretor Asif Kapadia, delimita claramente os heróis e os vilões desta história. Alain Prost e Jean-Marie Balestre (diretor da FIA) são apresentados como antagonistas claros! Enquanto o corredor francês se contentava com vitórias técnicas, se permitindo perder caso fosse necessário para que vencesse ao final do campeonato por pontos, seu oponente constantemente buscava a vitória! Já Balestre é evidenciado por sua arrogância e controle político da Fórmula Um, que acabava transformando-a em um circo programado.

É emocionante acompanhar as vitórias que ainda nos fazem vibrar, assim como as tentativas do brasileiro em sempre manter seu positivismo, lutando pelas coisas em que acreditava e mostrar-se um exemplo para um povo que sofria com a pobreza e a desesperança. O documentário deixa bem claro que Ayrton Senna não era um simples corredor, com suas ações ele dignificava não somente o automobilismo, como a imagem do esporte mundial! Nunca haverá outro como ele, não por suas vitórias, mas por sua força de caráter inabalável!

Fonte: http://cinema.virgula.uol.com.br/filmes/senna.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário